Home » Android » Cordova » Phonegap » Tecnologia » Criando emulador Android

Criando emulador Android

Compartilhe

Hoje estaremos criando um emulador android para testar aplicativos.
Se você está chegando agora e quer saber como iremos criar este emulador é necessário que siga o passo-a-passo de Instalando Cordova e Emulador Android no Windows antes de continuar com a leitura deste artigo.

Os próximos passos funciona tanto no Windows como no Mac, isto é, após ter instalado o ambiente Android SDK na máquina, no momento único passo a passo que fiz foi para o Windows mas em breve estarei fazendo para o Mac.

Primeira coisa, abrir o Prompt de comandos do windows, após abrir digitar o comando:

android

Após digitar o comando acima, vai aparecer uma tela do Android SDK Manager, está tela será responsavel para instalarmos alguns complementos e plugins que serão usado em nosso emulador.
Neste momento eu possuo instalado o Api 19 da android. Você pode baixar o mais recente. E para baixar apenas selecione o checkbox ao lado da API, ele pegará tudo que tiver disponível.

Captura de tela 2015-06-07 17.19.55

 

Selecionando o checkBox clique em Install Package, e na próxima tela aceite os termos para iniciar o download.

Concluindo o download, iremos configurar nosso emulador. Abra novamente o Prompt de comandos, e digite:

android avd

Vai exibir uma tela do Android Virtual Device, clique no botão Create. Estarei colocando abaixo um print da configuração do meu emulador, usando a versão API 19.

Captura de tela 2015-06-07 17.24.24

 

Bom, acredito que não tem muita explicação sobre o que preencher. Após fazer a maquina virtual, clique em Ok. Voltando para tela inicial do Android Virtual Device poderá perceber que o seu emulador apareceu, selecione e clique em Start.

Pronto já temos nosso emulador Android criado. Se você possuir apenas um emulador criado quando você utilizar o comando cordova emulate android ele pegará automaticamente está máquina, caso você tenha mais emuladores criado será necessário informar o nome da sua máquina virtual por exemplo a minha máquina se chama “nexus” o comando ficaria:

cordova emulate --target=NOME_MAQUINA android.

Pronto! Fácil, não é?

Até a próxima!